DATA 30-03-2012
VISITA ÀS ESCOLAS DA ZONA URBANA
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, juntamente com a Secretária de Educação e equipe, estiveram respeitosamente reunidos em algumas Escolas da Rede Municipal, com o objetivo de deixar ciente os profissionais da Educação, sobre os percentuais do aumento que ficou acordado nas negociações salariais, bem como o défict no custeio de quase R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). E durante toda a semana o CACS FUNDEB, esteve disponível para esclarecer quaisquer dúvida sobre os dados financeiros apresentados nas reuniões. No entanto formou-se uma comissão com o Vice-presidente do SINSEP, que estiveram conosco desde o dia 28/03, analisando sistematicamente todos os dados financeiros, onde os mesmos tiraram as suas conclusões e deverão apresentar em uma reunião sindical no dia 31/03/2012 às 14:00h. na sede campestre do SINSEP.
PTE. Markleilton
DATA 29-03-2012
COMUNICADO
Comunico aos senhores(as) visitantes deste site, que a pasta de recados, sugestões e reclamações foi excluída pelo prazo de dez dias, a partir de hoje, devido à troca de ameaças entre os participantes que não se identificam, No entanto a administração desse site pode ser responsabilizado pela a falta de ética de alguns internautas.
Desde já agradecemos pela compreensão.
PTE. Markleilton
DATA 28-03-2012
Projeto quer direito a faltas no trabalho por reuniões na escola
Proposta no Senado prevê que dois dias por ano sejam reservados para pais conversarem com professores dos filhos
Faltar no trabalho para ir à reunião da escola dos filhos pode ser um direito constitucional ao menos duas vezes por ano. Um Projeto de Lei no Senado quer acrescentar a situação a lista de ausências justificáveis previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A proposta da senadora Lídice da Mata recebeu parecer positivo da Comissão de Direitos Humanos no início do mês e desde então aguarda avaliação da Comissão de Educação. Segundo o texto, a ausência do trabalhador ao serviço por um dia a cada seis meses para comparecimento as reuniões escolares dos seus filhos seria permitida mediante comprovante de comparecimento à escola.
A falta de integração entre as famílias e a escola é apontada por educadores como um agravante da falta de interesse dos estudantes pelos estudos. Em enquete no site do Senado, quase duas mil pessoas opinaram sobre o tema e quase 90% do total era a favor da medida até a tarde desta terça-feira.
Fonte: Ultimosegundo.ig.com.br
DATA 27-03-2012
Reunião da Prestação de Contas do SINSEP na Câmara de Vereadores
Ontem pela manhã o Presidente do SINSEP, Srº. Francisco Barros e mais dois membros da Diretoria, estiveram reunidos com os vereadores para prestarem contas de mais de meio milhão de reais. No entanto a pauta principal da reunião era o “Jornal Realidade”, os vereadores repudiaram as matérias contidas no corpo do mesmo, pois há muitas inverdades e desmoraliza todos os cidadãos paragomineses, contestaram sobre as diárias da câmara colocada no jornal do SINSEP, e relataram que o valor real da diária é muito abaixo do que o divulgado e argumentaram que um dos deveres da câmara é acompanhar e apurar as afirmações mentirosas existentes nesse jornal, ou de quaisquer outro fato que se fazem as necessidades do acompanhamento da Câmara.
O Presidente do SINSEP esclareceu que o “jornal realidade” perdeu o foco, e relatou que a intensão do jornal era divulgar as dificuldades do trabalhador, portanto reconheceu o erro, afirmando que se sentiu traído por alguns membros da diretoria, devido ao excesso de confiança que havia dispensando aos mesmos, e que o papel do sindicado não é distribuir cestas básicas para quem não é associado, e reafirma que nunca comungou com a idealização do contexto desse jornal que está voltada para a política partidária. Em seguida o Srº. Francisco apresentou através de slides, um demonstrativo financeiro de apenas um mês desse exercício e a foto da verdadeira Escola Santa Rita.
O vereador Cabo Maurício, relatou que já está entrando na justiça contra a Diretoria do SINEP, devido a divulgação da foto de um dos sobrinhos, que segundo ele, o mesmo não se encontra em situação de risco e por ter divulgado uma imagem sem a autorização dos familiares.
Fonte: Administração do site (Markleilton)
DATA 26-03-2012
Governo lança programa para implementar política de educação no campo
O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.
Mais de três milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo). O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos.
O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.
Professores – A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para professores do campo e de escolas quilombolas. Além disso, o Pronacampo apoiará a oferta de formação inicial, continuada e pós-graduação para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica do campo.
Para reforçar a formação de professores, serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) expandirá 200 polos para atender os professores do campo e serão destinados recursos de apoio à manutenção dos polos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Adultos – Para desenvolver a educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, o governo federal pretende expandir a oferta de cursos voltados ao desenvolvimento do campo nos institutos federais. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.
O quarto eixo do Pronacampo trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas. Até 2014, o programa apoiará a construção de três mil escolas, obras de infraestrutura e a aquisição de oito mil ônibus escolares.
Além da estrutura física, o Pronacampo promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo e quilombolas. Também está prevista a instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014.
Fonte: FNDE
DATA 23-03-2012
Encerramento das Negociações Salariais
Hoje pelo período da tarde estivemos reunidos juntamente com o Comitê de Valorização, SINSEP, SEMEC e Prefeito Paulinho, onde propomos o percentual de 15% de aumento para todos os funcionários da Educação; O comitê propôs 15% para todo o administrativo da PMP; O Presidente do SINSEP, Sr. Francisco Barros, propôs 25% para todos os funcionários público da rede Municipal. Os dados financeiros foram apresentados pela Secretária de Administração e Finanças Srª. Graça Quadros, que se mostrou muito preocupada com a receita corrente líquida da PMP, pois a Rede Celpa deixará de repassar seus impostos, por está respondendo processo judicial; Em seguida o Superintendente financeiro da SEMEC Sr. Joaes, apresentou os dados financeiros da Secretaria de Educação para todos os presentes, e logo após as duiscusões afloraram, as pessoas se levantaram dos seus assentos, o Comitê e o Conselho do FUNDEB reformularam suas propostas, porém não estava havendo acordo, devido estarmos em menor número de pessoas. A Dr. Mozimeire levantou a bandeira da Educação juntamente com o Conselho do FUNDEB, onde argumentaram sobre à valorização de todos os funcionários, inclusive os coordenadores da SEMEC, argumentou-se também sobre o déficit de mais de 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) no custeio das obras e serviços que já está sendo praticado nesse exercício.
Continuamos sem entrar em acordo com o Comitê e Prefeito, todos reformularam suas propostas e o Conselho do FUNDEB recuou com os percentuais devido o ganho do terço de férias em cima de 45 (quarenta e cinco) dias sobre os vencimentos dos professores efetivos, também a viabilização de 2.700 horas a apartir do mês de abril, para os gestores e ou coordenadores das Escolas do Campo, exposto pela Dr. Mozimeire, que além de prezar pela a valorização dos profissionais de Educação, preza também pela a qualidade da Educação do Município de Paragominas...
O Conselho do FUNDEB e Secretária de Educação, por consideração e respeito aos profissionais da Educação, estarão divulgando os percentuias do aumento pessoalmente nas Escolas Nunicipais na próxima semana.
PTE.
Markleilton
DATA 23-03-2012
Negociações Salariais
Hoje pela manhã seguiu-se as negociações salariais entre Conselho do FUNDEB, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Secretaria Municipal de Educação. Os conselheiros analisaram novamente todos os dados financeiros apresentados pela SEMEC... Realizou-se vários debates entre os presentes, que se posicionaram de forma técnica e responsável nas tomadas de decisões. Porém o Conselho do Fundeb formulou uma proposta de 15% para o aumento dos Professores e Administrativos da Educação, baseando-se em todos os estudos realizados, tendo conhecimento do déficit de mais de 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) no custeio das obras e serviços que já está sendo praticado nesse exercício. Este 15% para os professores representa 68,02 no montante estimado de R$ 63.605,207,11; e para o administrativo representa mais de 18% desse mesmo montante.
A reunião terá continuidade hoje a partir das 14:00 no gabinete do Prefeito, juntamente com o Comitê de Valorização, SINSEP, SEMEC e Prefeito desta municipalidade, onde estaremos defendendo o percentual de 15% de aumento para todos os funcionários da Educação.
DATA 22-03-2012
Negociações Salariais
Hoje o Conselho do FUNDEB, esteve reunido pela quarta vez, durante todo o dia na SEMEC, para tratar de assuntos referentes ao reajuste salarial para os professores e administrativos da rede Pública Municipal de Educação, estiveram somando conosco a Secretária de Educação, Dr. Mozimeire; a Secretária de Administração e Finanças, Srª. Graças Quadros; O Presidente do SINSEP, Srº. Francisco Barros; o Seperintendente Administrativo da SEMEC, Srº. Walmir; O professor Silvio Presidente do PCR (Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais da Educação).
A reunião foi muito produtiva, pois além de visualizarmos os dados financeiros apresentados pelo Superintendente financeiro da SEMEC e também conselheiro do FUNDEB, Srº. Joaes da Silva, pudemos realizar juntos, um estudo mais detalhado da folha de pagamento dos 40% e dos 60%, levando em consideração a inserção de uma nova realidade a paritr das progressões, titularidades, licenças e edital do Concurso Público; também analizamos os contratos de custeio, que estão em virgência neste exercício.
A Secretária de Educação Dr. Mozimeire, declarou que neste ano estará pagando o terço de férias em cima de 45 (quarenta e cinco) dias sobre os vencimentos dos professores efetivos, também está viabilizando 2.700 horas a apartir do mês de abril, para os gestores e ou coordenadores das Escolas do Campo, objetivando um melhor alcance dos trabalhos administrativos com as mesmas.
Depois da análise dos dados financeiros e de vários debates entre os conselheiros e gestão, os mesmos ainda não puderam sugerir um percentual para o aumento salarial para os servidores da Educação, pois todos os envolvidos nesse processo não estão preocupados somente com o salário dos servidores, como também, com a qualidade da Educação e toda a sua infra-estrutura. Portanto, amanhã estaremos reunidos durante todo o dia com o objetivo de analizar novamente todos os números, onde trataremos de um reajuste possível e com responsabilidade.
PTE. Markleilton
DATA 21-03-2012
Negociações Salariais
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, estará discutindo o reajuste salarial, no dia 22/03, com objetivo de propor um percentual superior a do piso nacional para os Professores da Rede Pública Municipal de Paragominas.
DATA 21-03-2012
Ontem pela manhã os conselheiros Srº. Joel Matos Alves, responsável pelo acompanhamento das obras e o Srº. Markleilton Ferreira da Silva, estiveram visitanto à EMEF Roberto Fernandes, juntamente com os engelheiros da SEMINFRA, com o objetivo de acompanhar o término da construção do bloco administrativo da referida Escola. Na ocasião observou-se que a obra está dentro dos padrões de qualidade, com salas de coordenação, direção, biblioteca, sala de vídeo, sala dos professores e outros espaços que contempla as necessidades administrativas da mesma.
DATA 20-03-2012
Hoje o Presidente do FUNDEB, participou de uma reunião extraordinária com o Comitê de Valorização dos Servidores Públicos Municipal, onde foi discutida a proposta do percentual para aumento salarial dos funcionários administrativos, comissionados e médicos da Rede Pública Municipal. No entanto os membros do Comitê de Valorização aprovaram uma proposta de aumento de 15% para as categorias mencionadas; O Presidente do SINSEP, Srº. Francisco Barros relatou que a proposta do Sindicato será de 25%, de forma línea para todos os funcionários públicos; O Presidente do FUNDEB, Sr. Markleilton mencionou que a proposta do Conselho ainda está em processo de construção e deverá ser decidida na próxima reunião ordinária do FUNDEB.
DATA 19-03-2012
Terceira edição da Olimpíada abre inscrições hoje
Durante a olimpíada, estudantes de escolas públicas da educação básica e seus professores de língua portuguesa vão trabalhar textos de quatro gêneros literários, todos sobre o tema O lugar onde vivo. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano, textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.
As inscrições serão feitas na página eletrônica Comunidade Virtual, criada para a Olimpíada de Língua Portuguesa, e que estará disponível na internet na segunda-feira, 19. O processo tem duas etapas: a primeira é a adesão das secretarias de educação dos 26 estados e do Distrito Federal e dos 5.565 municípios. A segunda é a inscrição da escola. São objetivos da olimpíada estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública.
No país – Além do lançamento nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em 19 de março, em São Paulo, os organizadores programaram um calendário de lançamentos regionais entre 30 de março e 24 de abril. Dia 30 de março, em Goiânia; 3 de abril, Curitiba; 10 de abril, Belo Horizonte; 13, Fortaleza; 18, Salvador, e 24, Belém.
Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e por último em âmbito nacional. A premiação – medalhas, obras literárias, microcomputadores, aparelhos de som portáteis, entre outros itens –, é para o aluno e o seu professor. No final do concurso, os promotores da olimpíada entregam prêmios a 20 estudantes e 20 professores, mas nas fases intermediárias também há prêmios para alunos, docentes e escolas.
Trajetória – Em 2008, a Olimpíada da Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de alunos em todo o país.
Na segunda edição, em 2010, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, de 60,1 mil escolas públicas e de 239,4 mil professores.
Ionice Lorenzoni
DATA 14-03-2012
Negociações Salariais
Hoje o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, estará discutindo o reajuste salarial,em reunião extra-ordinária, com objetivo de propor um percentual superior a do piso nacional para os Professores da Rede Pública Municipal de Paragominas.
DATA 13-03-2012
A Comissão Interinstitucional Pro-Sistema de Educação de Paragominas (SMEP) e do Conselho Municipal de Educação de Paragominas (CMEP), na qual o Conselho do FUNDEB está representado pelo seu Presidente Sr. Markleilton, estiveram reunidos na manhã de ontem com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, que tem como Presidente o Vereador Jurandir, o mesmo fez a abertura oficial da reunião saldando a todos e afirmando que a Câmara de Vereadores de Paragominas vem dando a sua contribuição, aprovando Projetos que têm grande relevância social para os Paragominenses, e este em discursão é um dos Projetos mais importante para toda a sociedade; Na oportunidade o presidente da Comissão Interinstitucional relatou sobre a importância do SMEP e do CMEP para a Educação de Paragominas; No entanto os vereadores presentes ouviram todos os membros da Comissão Interinstitucional, com objetivos de entenderem melhor o Projeto. O Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Edinho, ponderou que a Comissão de Educação da Câmara e todos os vereadores precisarão de um tempo para analisar, questionar, propor emendas, consultar o jurídico da Câmara, como também os membros da Comissão Interinstitucional. Por tanto não há uma previsão para a aprovação do Projeto de Lei da criação do SMEP e do CMEP.
DATA 12-03-2012
A reunião extra-orinária que estava prevista para o dia 09/03, às 14:00h, com objetivo de discutir o reajuste salarial, não foi realizada, devido o não comparecimento da maioria dos conselheiros. Haja vista que precisam estar presentes ao menos seis (6) conselheiros para a oficialização das reuniões ordinárias e extra-ordinárias. ( regimento interno)
DATA 08-03-2012
Negociações Salariais
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, estará discutindo o reajuste salarial, no dia 09/03, com objetivo de propor um percentual superior a do piso nacional para os Professores da Rede Pública Municipal de Paragominas.
DATA 07-03-2012
“A valorização do professor começa pelo piso”, diz Mercadante
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, valorizar os professores brasileiros é meta fundamental para o País. Desde que assumiu o comando do ministério, ele anunciou a distribuição de tablets para os docentes do ensino médio, programas de formação, bolsas de estudo. Mas admite que cumprir o piso salarial do magistério deve ser a primeira medida de Estados e municípios para valorizar esse profissional.
Em entrevista ao iG, Mercadante afirmou que essa não é uma tarefa fácil e que há um limite de contribuição do ministério nesse sentido. “Temos outras responsabilidades a cumprir no apoio às prefeituras”, lembra. Garantir recursos do pré-sal para a educação, na opinião dele, pode ser uma boa solução para auxiliar os gestores municipais e estaduais a garantir melhores salários aos educadores.
fonte: Último segundo / Educação.
DATA 07-03-2012
Os Diretores, Coordenadores e Professores das Escolas do Campo do Município de Paragominas, estão reorganizando a Proposta Pedagógica Curricular para essas Escolas, levando em consideração às especificidades de cada localidade. As mesmas estão reunidas no período de 05 a 09/03, no auditório do prédio de Assistencia Social, contanto com o apoio da formadora Ana Tuvery de Belém, que está orientando todo o passo a passo com esses profissionais da Educação.
DATA 05-03-2012
Vinculação do piso dos professores à inflação é incabível
Secretarias precisam investir diretamente e melhor os 25% de seus orçamentos em Educação
Não deveria nem haver discussão. O piso nacional para professores deveria ser aplicado pelos governadores e prefeitos e a proposta, de alguns desses políticos, de que o aumento do piso seguisse somente a inflação, deve ser encarada como um desrespeito não só com alunos e professores, mas contra toda a sociedade brasileira
A lei determina que o piso salarial dos professores siga o aumento que teve o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que é, desde 2007, o fundo que financia a Educação Básica no Brasil. Acontece que, por vários motivos, entre eles a diminuição do número de alunos matriculados em escolas públicas, o Fundeb aumentou mais de 22%. Já a inflação do período foi próxima a 6%.
fonte: Último segundo / Educação.
DATA 02-03-2012
Os Conselheiros do FUNDEB, reuniram-se ordinariamente no dia 29 de fevereiro de 2012, onde trataram sobre às responsabilidades dos Conselheiros, respeitando o regimento interno; Dos Conselheiros presentes, dois fizeram suas devolutivas sobre as visitas realizadas nas escolas que estão passando por reformas e acompnhamento dos patrimônios adquiridos com recursos do FUNDEB; O presidente colocou em votação às reafirmações das responsabilidades, ponderando o respeito mútuo e as hierarquias de cada um, inclusive o da presidência, e a maioria votaram a favor, sendo que dois não foram favoráveis; O presidente fez as devolutivas sobre os pareceres no SiGPC do PNATE, FUNDEB e de reuniões com coordenação e professores do modular - zona rual; Discutiu-se também sobre o percentual que será apresentado nas negociações salariais, que acontecerão ainda neste mês e sobre o remanejamento dos Tècnicos em Educação lotados na SEMEC, remunerados com recursos do FME para os recursos do FUNDEB.
DATA 01-03-2012
Acompanhe os repasses de recursos do FUNDEB mês a mês, acessando o sub-menu exercício 2012.