Noticias
Noticias

DATA 27/06/2012

REUNIÃO ORDINÁRIA DO FUNDEB

Os Conselheiros do FUNDEB estiveram reunidos em reunião ordinária no dia 26, no Gabinete da Secretária - SEMEC, onde foram tratados assuntos importantes, como: esclarecimento da Secretária Dr. Mozimeire, sobre a forma de gestão dos ônibus que fora adquiridos com recursos do FUNDEB, discutiu-se sobre os professores que encontram-se readaptados,  lotação e renovação de contratos dos profissionais da Educação a partir do mês de agosto, devido o pedido de licença dos professores que irão participar do processo eleitoral, reafirmou-se o pagamento do terço de férias sob 45 dias para os professores em efetivo exercício na sala de aula, onde todos os conselheiros presentes fizeram suas devidas considerações sobre todos os assuntos que estavam em pauta. A reunião foi muito produtiva com intensa participação dos conselheiros.

PTE

Markleilton


DATA 21/06/2012

PACTO CONTRA A PEDOFILIA...

O Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Sr. Markleilton, assinou hoje, juntamente com o Prefeito Municipal de Paragominas, Dr. Adnan Demashik, Secretário de Educação Sr. Joaes, e outras autoridades presentes, o pacto contra a PEDOFILIA e EXPLORAÇÂO SEXUAL de crianças e adolescentes da nossa Cidade.

PTE. Markleilton.


DATA 15/06/2012

ÔNIBUS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DO FUNDEB

Dos 8 (oito) ônibus adquiridos com recursos do FUNDEB que estão previsto para chegar neste mês, podemos informar aos visitantes deste site, que já chegaram na cidade 4 (quatro), e se encontram na garagem da PMP, esperando para serem emplacados para logo em seguida entrarem em atividades.

PTE. Markleilton


DATA 12/06/2012

VISITA À SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Os Conselheiros do FUNDEB, estarão realizando visita nos dias 13, 14 e 15 deste mês na Secretaria Municipal de Finanças, com objetivo de analisarem as prestações de contas do primeiro quadrimestre, onde inclui toda a aplicabilidade dos recursos do FUNDEB, como despesas realizadas com folhas de pagamento, custeio, serviços, obras e etc.

PTE. Markleilton


DATA 05/06/2012

ÔNIBUS ADQUIRIDOS COM RECURSOS DO FUNDEB

Segundo o Superintendente Administrativo o Srº Walmir, os ônibus adquiridos com recursos do FUNDEB, já foram liberados pelo FNDE e encontram-se em vistoria pelo o INMETRO e logo em seguida passará por uma nova vistoria da ARCON, com a previsão de chegada em paragominas no dia 30/06/2012.


DATA 29/05/2012

CONSELHEIROS EM VISITA ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS

Os Conselheiros Markleilton, Joel, Elizeu, Anailza e Patrícia, realizaram visitas às EMEF Raimundo Nonato Sobrinho, Reginaldo Souza Lima, Roberto Fernandes, Amilcar Tocantis, Anésica da Costa Chaves e Belarmina Fernandes, os mesmos verificaram a qualidade das carteiras de polipropileno assim como a conservação das mesmas, observou-se também que as obras da Escola Reginaldo Souza Lima encontra-se ritmo acelerado e a da Escola Amilcar encontrava-se paralisada e sem nehum esclarecimento por parte da gestão da mesma pois afirmou que não sabia o motivo.


DATA 25/05/2012

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CACS FUNDEB

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, realizou mais uma reunião ordinária com objetivo de tratar dos assuntos referentes à devolutiva dos Conselheiros que visitaram o Tribunal de Contas dos Municípios, participaram de eventos (IPMP), proporcionado pela Prefeitura Municipal de Paragominas e outros, tivemos como convidado o Srº. Francisco Barros, participou conosco dessa reunião. Os Conselheiros que fizeram parte da comissão que visitaram o TCM, pormenorizaram todos os acontecimentos ocorrido durante à reunião com os esclarecimentos do Drº. Clebson do TCM, e todos os Conselheiros pediram para o Presidente do SINSEP Srº. Francisco Barros que agendasem uma Assembléia Geral com os Profissionais da Educação, para que pudessem dar esta devolutiva de forma presencial para todos os presentes. Os conselheiros relataram sobre as visitas realizadas nas Escolas do km 12 e Nagibão, pois algumas delas estão passando por reformas precisando desse acompanhamento, haja vista que trata-se de recursos do FUNDEB.


DATA 15/05/2012

VISITA AO TCM (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS)

Uma comissão de Conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, formada pelo PTE. Markleilton F. Silva, Elizeu Freire Matos, Joel Matos Alves, Rocilda Maria Silva da Rocha e Manoel Joaes da Silva, estarão realizando uma visita previamente agendada com p Dr. Klebson - TCM no dia 17 deste mês, com objetivos de adquirir orientações sobre a aplicabilidade dos recursos do FUNDEB, no que diz respeito ao pagamento dos retroativos dos profissionais da educação do nosso Município, ocasionado pelo o funcionamento do PCCR; O pagamento para os professores da UEPA que lutam judicialmete até a presente data; e Questionamentos de como será administrado os recursos do antigo FUNDEF,  tendo em vista a possibilidade do vencimento da causa judicial defendida pela Prefeitura Municipal de Paragominas com o Governo Federal.

PTE Markleilton


DATA 07/05/2012

Reunião do SINSEP

No dia 05 de maio deste ano, realizou-se uma assembléia geral com os sócios e não sócios do SINSEP. A reunião iniciou-se por volta das 9:40h, sendo presidida pelo vice-rpesidente - Professor Raydson. Discutiu-se assuntos de grande interesse para os profissionais da educação, dentre eles podemos citar à formação de uma comissão para a reavaliação do PME (Plano Municipal de Educação) e do PCR ( Plano de Cargos e Remuneração dos Profissionais de Educação de Paragominas);  a escolha da educadora Rocilda para Conselheira Titular do FUNDEB, representando o SINSEP e a defnição da organização de um abaixo assinado com objetivo de colher assinaturas dos profissionais de educação com o pedido de eleição direta para os gestores das unidades educacionais da rede municipal de ensino para ser encaminhada para a Câmara Municipal de Vereadores de Paragominas.

  PTE. Markleilton


DATA 04/05/2012

Acesse e conheçam à medida provisória nº 562, de 20/03/2012, que altera o cômputo de matriculas para os repasses de recucsos do fundeb e de outras providências.

https://www.fnde.gov.br/index.php/ph-arquivos/category/54-consultas?download=1124%3Amedida-provisoria-no-5622012

PTE. Markleilton

DATA 02/05/2012

REAJUSTE FINANCEIRO NO FUNDEB

No dia 30 de abril o Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, teve um reajuste de quase R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), conforme o demonstrativo financeiro do Banco do Brasil.

PTE Markleilton


DATA 27/04/2012

REUNIÃO DO FUNDEB

Os Conselheiros de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, reuniram-se no dia 25 de abril, onde foram tratados assuntos importantes como a reformulação do PCCR (Plano de Cargos e Carreira de Remuneração dos Profissionais da Educação de Paragominas); discussão para à adesão ao pregão nacional nos meses  de junho ou julho dos tablets para professores; devolutivas dos Conselheiros de suas participações nas formações e visitas realizadas nas Escolas que estão em obras; discutiu-se também sobre as gratificações de 10% para os professores que atendem as crianças portadores de necessidades especiais. Portanto a reunião foi bastante produtiva com participação intensa de todos os presentes.

PTE Markleilton


DATA 25/04/2012

Acindente de Trbalho

O professor de dança e de teatro Sr. Winter, acidentou-se hoje pela manhã quando fazia uma apresentação em uma das Escolas do Município em comemoração ao dia do Índio. O mesmo soprara um líquido de sua boca em direção à duas tochas de fogo, quando foi surpreendido com as chamas que voutara queimando gravemente o seu corpo.


DATA 17/04/2012

CACS FUNDEB ESTÁ DE LUTO

NADSON DE OLIVEIRA RAMALHO, UM CONSELHEIRO QUE PARTICIPAVA ATIVAMENTE E ERA COMPROMETIDO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE PARAGOMINAS

Mensagem de despedida dos Conselheiros do FUNDEB


Até aqui viajamos juntos.
Passaram atitudes e valores, desafios e compromissos, dedicação e competência...
Não faltaram os grandes obstáculos.
Freqüentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos...
As subidas e descidas foram realidade sempre presente.
Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades...
Chegou o momento de  um seguir viagem sozinho...
Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para
alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.
A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários
motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos.
O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos.
Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez.
Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro.


DATA 16-04-2012

Conselho do FUNDEB em ação

O Pte do Conselho do FUNDEB participou hoje de uma licitação, tendo como objeto a locação de veículos ( Kombi, Microônibus e Ônibus ) para atender os alunos matriculados na rede municipal de Ensino da zona urbana e rural, dentre as Escolas que irão ser contempladas, podemos destacar:

EMEF Amadore Peres (um ônibus);

EMEF SESI Paragominas (dois Õnibus);

EMEF Belarmina Fernandes (kombi);

EMEF Santa Rita ( Microônibus);

Obs 1: Mais uma kombi para atender as Escolas do Nagibão e mais um microônibus que irá fazer a rota da fazenda paraiso, Agrosset e outras para as Escolas da zona urbana. Vale ressaltar que os três ônibus serão para atender as crianças que residem no bairro Morada do Sol.

Obs 2: Os contratos ainda não foram homologados e os valores estarão disponíveis para os conselheiros na sala do FUNDEB a paritr de sua homologação.

PTE Markleilton


DATA 11-04-2012

Formação para o SIGP (Sistema de Gestão de Prestação de Contas)

O Presidente do Conselho do FUNDEB Srº. Markleilton Ferreira da Silva, estará viajando amanhã para a cidade de Belém, juntamente com o PTE do CAE Srº. Solonildo e com os técnicos da SEMEC e da PMP, para participarem do processo de formação do novo Sistema de Gestão de Prestação de Contas.

Entendendo o SIGPC:

not sigpc

 

ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deu mais um passo importante, ontem (29), na implantação do Sistema de Gestão de

Prestação de Contas (SiGPC), especialmente no que concerne ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

 

O FNDE disponibilizou, em sua página na internet, o acesso ao módulo que permitirá efetuar o registro consolidado das informações relativas à prestação de contas dos recursos utilizados no exercício de 2011 no âmbito do programa. Essas infor

mações foram encaminhadas pelas Unidades Executoras (UEX) às Entidades Executoras (EEX) do PDDE nos estados e municípios, as quais têm a responsabilidade de inserir os dados no SiGPC. 

 

Essa funcionalidade possibilita às EEX avançar boa parte do registro dos investimentos realizados em 2011 no âmbito do PDDE. Nas próximas semanas, serão liberadas as funcionalidades que permitirão incluir os demais registros relativos à prestação de contas do exercício de 2011. Após esses procedimentos, as entidades poderão enviar a prestação de contas de 2011 por meio do SiGPC.

 

 


DATA 10-04-2012

Conselho do FUNDEB em ação

Os conelheiros do FUNDEB, responsáveis pelo o acompanhamento e controle social da aplicabilidades dos recursos em obras , patrimônio e FOPAG 60%, iniciarão a partir desta quinta feira às visitas em 16 escolas da rede municipal de ensnio. Iniciaremos preferencialmente com as Escolas que estão contempladas com reformas, ampliação e construção e logo em seguida passaremos para o acompanhamento da folha de pagamento dos 60% e patrimônio das Escolas.

PTE: Markleilton


DATA 09-04-2012

 

COMUNICADO

 

Comunico aos senhores(as) visitantes deste site, que a pasta de recados, sugestões e reclamações já está de volta, agora com o nome "Comentários, Sugestões, Idéias etc. 

Por favor, leia com atenção as 10 Regras do CACS FUNDEB Comunidades.net:

1. Não é permitido palavras grosseiras, obscenas, vulgares, indelicadas ou ofensivas
2. Não é permitido palavras com conteúdo discriminatório/preconceituoso ou ilegal
3. Não é permitido palavras que remetam a sugestões e referências sexuais
4. Só é permitido um link na "Sala Principal" e "Duvidas e Ajuda".
5. É obrigatório utilizar um nickname.
6. É proibido copiar o nickname de outros utilizadores.
7. É proibido fazer-se passar por outro utilizador.
8. Não usar o Caps Lock (letras maiúsculas)
9. Não repetir Mensagens na "Sala Principal" e "Duvidas e Ajuda".
10. É proibido fazer Flood (utilize sempre frases completas).

Participe, Colabore, Comente e Argumente!!

 


DATA 04-04-2012

 

Relatório Educação: gastos públicos e propostas de melhoria

 

Por Equipe Técnica FIESP | Portal do Economista José Roberto Afonso – 07/03/2012 17:51:00

 

Qual a importância da Educação?

 

Nível educacional elevado da população pode elevar a produtividade dos trabalhadores e ampliar a competitividade e o PIB das nações. Os impactos da educação sobre os indicadores econômicos podem ser vistos em trabalhos de vários autores, por exemplo, LAU (1991), BARRO (2001) e BARRO & MENDONÇA (19997).

 

Utilizando a amostra de países que compõem o Índice de Competitividade da FIESP (IC-FIESP), apresentamos, no trabalho, as relações positivas entre anos de escolaridade e os seguintes indicadores: PIB per capita, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/UNESCO), Produtividade, Produtividade da Indústria e Salários da Indústria Manufatureira. Em resumo, uma população com maior nível educacional pode contribuir para o aumento da produtividade e gerar maior PIB per capita. Devido a outros efeitos positivos, os países são capazes de melhorar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-UNESCO).

 

Qual a situação atual da educação no Brasil?

 

A situação atual da educação no Brasil é bastante precária e a população percebe esse problema. Numa pesquisa realizada pelo IBOPE, em maio de 2010, questionou-se qual tema deveria receber atenção especial do próximo presidente: Educação Básica foi o quarto mais citado entre 20 disponíveis. Somente atrás de Saúde, Segurança Pública e Drogas. As pesquisas de opinião pública apontam, em resumo, para a desvalorização do professorado no Brasil.

 

Como esperado, nações que despendem mais recursos por estudante apresentam população com maior nível educacional. Entretanto, nota-se que países que gastam quantia semelhante por estudantes podem obter resultados díspares.

 

Os gastos públicos em educação nos países são necessários, mas não uficientes, para o aprofundamento do nível educacional da população das  nações tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. É preciso focar, ortanto, na gestão dos recursos destinados à educação.

 

Os gastos públicos em educação no Brasil não têm gerado resultados atisfatórios, quando comparados ao desempenho de outras nações. O nível de escolaridade é bastante inferior aos alcançados por países com praticamente mesmo gasto como, por exemplo: Colômbia, Chile e Argentina.

 

Entre 1999 e 2008, a média dos gastos públicos em educação por estudante no Brasil foi US$ (PPC) 978, já a América Latina alocou US$ 1.050. Contudo, conseguimos gerar apenas 6,1 anos de escolaridade1, enquanto o grupo dos latinos obteve 8,3 anos. Ou seja, o conjunto dos latinos gastou 7,4% a mais por aluno do que o Brasil, e em termos de resultado educacional, tem escolaridade da população 35,2% superior à brasileira. A taxa média de analfabetismo nacional foi de 11,3%, a da América Latina, foi de 8%. A repetência dos alunos do primário, no Brasil, atingiu 21,4% dos alunos, porcentagem muito superior a dos latinos, 5,8%.

 

A China gasta o correspondente a 48,5% do gasto do Brasil, e tem anos de escolaridade 19% superior além de menor taxa de analfabetismo.

 

O Brasil ocupou a 53° posição - entre 92 países - no ranking dos países com Maiores Gastos Públicos em Educação (por estudante), no período 1999 a 2008. Contudo, na ordenação das mesmas nações pelo critério de maiores anos de escolaridade, entre os anos 2000 a 2010, a posição brasileira atingiu a classificação 70°. Houve, portanto, variação de 17 posições entre os rankings (Gráfico 07), sinalizando a ineficiência na gestão pública da educação no País: o Brasil gasta muito em relação ao que consegue obter.

 

A análise do impacto dos recursos alocados por estudante sobre a qualidade do ensino apontou a ineficiência pública da educação brasileira. Baseando-se na média das notas das provas do PISA – exame internacional dos alunos desenvolvido e coordenado pela OCDE – nota-se que entre os 57 países que realizaram o exame, em 2006, o Brasil ficou na 52° posição. Quando comparado a países que gastam volume de recursos semelhantes por aluno, somente os alunos da Colômbia tiveram nota inferior à brasileira. Uruguai, Turquia e Chile despendem como o Brasil, mas possuem resultados muito melhores em termos de qualidade educacional.

 

A deficiência na gestão da educação brasileira é o principal problema a ser enfrentado e pode resultar em problemas como: evasão escolar, repetência, burocracia no sistema educacional, falta de acesso e alocação desigual de recursos entre os níveis educacionais.

 

A alocação desigual de recursos pode ser vista pelo fato de que o Brasil despende 17,9% do orçamento para a educação no ensino superior público, mas apenas 3,5% dos alunos do sistema público de ensino são beneficiados. A grande disparidade pode ser causada, entre outros fatores, pelo deslocamento dos recursos do Ensino Superior para atividades diferentes da educacional (desenvolvimento de pesquisa e manutenção de hospitais-escola, por exemplo).

 

No problema da alocação, o ensino secundário (5° an o do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio) parece ser o mais prejudicado.

 

Quais as perdas geradas pela ineficiência da gestão dos gastos públicos? – Estimativas

 

O nível de escolaridade média verificado entre 2000 e 2010, foi de 6,14 anos. Caso os gastos públicos em educação fossem utilizados de maneira tão eficiente quanto o do grupo de países selecionados, o Brasil possuiria nível de escolaridade de 8,28 anos. Logo, a perda estimada de anos de escolaridade em função da ineficiência da gestão em educação é de 2,14 anos em relação ao grupo de países selecionados.

 

O aumento do nível de escolaridade do Brasil para 8,28 anos, dado pela eficiência da gestão educacional, elevaria o PIB per capita em 10,5%, no período 1999 a 2008 (1,77% ao ano).

 

Usando como referência os países selecionados, estima-se que o custo médio anual da ineficiência em gastos públicos em educação no Brasil é de R$ 56,7 bilhões (preços correntes de 2009), que corresponde a 1,8% do PIB.

 


DATA 03-04-2012

Aprovado pelos vereadores o aumento salaraial

A Câmara Municipal de Vereadores de Paragominas aprovou hoje o aumento de salário para servidores público da esfera municipal, os percentuais aprovados foram os mesmos que o poder executivo havia negociado com o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Comitê de Valorização dos Servidores Públicos Municipais e SINSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), que são:

10%       para os médicos / superior;

13,5%   para os profissionais da Educação;

15%      para os servidores administrativo.


DATA 02-04-2012

 

Acompanhe os repasses de recursos do FUNDEB mês a mês, acessando o sub-menu exercício 2012.

 


DATA 30-03-2012

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, juntamente com a Secretária de Educação e equipe, estiveram respeitosamente reunidos em algumas Escolas da Rede Municipal, com o objetivo de deixar ciente os profissionais da Educação, sobre os percentuais do aumento que ficou acordado nas negociações salariais, bem como o défict no custeio de quase R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). E durante toda a semana o CACS FUNDEB, esteve disponível para esclarecer quaisquer dúvida sobre os dados financeiros apresentados nas reuniões. No entanto formou-se uma comissão com o Vice-presidente do SINSEP, que estiveram conosco desde o dia 28/03, analisando sistematicamente todos os dados financeiros, onde os mesmos tiraram as suas conclusões e deverão apresentar em uma reunião sindical no dia 31/03/2012 às 14:00h. na sede campestre do SINSEP.

PTE. Markleilton


DATA 29-03-2012

COMUNICADO

 

Comunico aos senhores(as) visitantes deste site, que a pasta de recados, sugestões e reclamações foi excluída pelo prazo de dez dias, a partir de hoje, devido à troca de ameaças entre os participantes que não se identificam, No entanto a administração desse site pode ser responsabilizado pela a falta de ética de alguns internautas. 

 

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

PTE. Markleilton

 


DATA 28-03-2012

Projeto quer direito a faltas no trabalho por reuniões na escola

Proposta no Senado prevê que dois dias por ano sejam reservados para pais conversarem com professores dos filhos

Faltar no trabalho para ir à reunião da escola dos filhos pode ser um direito constitucional ao menos duas vezes por ano. Um Projeto de Lei no Senado quer acrescentar a situação a lista de ausências justificáveis previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A proposta da senadora Lídice da Mata recebeu parecer positivo da Comissão de Direitos Humanos no início do mês e desde então aguarda avaliação da Comissão de Educação. Segundo o texto, a ausência do trabalhador ao serviço por um dia a cada seis meses para comparecimento as reuniões escolares dos seus filhos seria permitida mediante comprovante de comparecimento à escola.

A falta de integração entre as famílias e a escola é apontada por educadores como um agravante da falta de interesse dos estudantes pelos estudos. Em enquete no site do Senado, quase duas mil pessoas opinaram sobre o tema e quase 90% do total era a favor da medida até a tarde desta terça-feira.

Fonte: Ultimosegundo.ig.com.br 

 

DATA 27-03-2012

 

Reunião da Prestação de Contas do SINSEP na Câmara de Vereadores

 

Ontem pela manhã o Presidente do SINSEP, Srº. Francisco Barros e mais dois membros da Diretoria, estiveram reunidos com os vereadores para prestarem contas de mais de meio milhão de reais. No entanto a pauta principal da reunião era o “Jornal Realidade”, os vereadores repudiaram as matérias contidas no corpo do mesmo, pois há muitas inverdades e desmoraliza todos os cidadãos paragomineses, contestaram sobre as diárias da câmara colocada no jornal do SINSEP, e relataram que o valor real da diária é muito abaixo do que o divulgado e argumentaram que um dos deveres da câmara é acompanhar e apurar as afirmações mentirosas existentes nesse jornal, ou de quaisquer outro fato que se fazem as necessidades do acompanhamento da Câmara. 

 

O Presidente do SINSEP esclareceu que o “jornal realidade” perdeu o foco, e relatou que a intensão  do jornal era divulgar as dificuldades do trabalhador, portanto reconheceu o erro, afirmando que se sentiu traído por alguns membros da diretoria, devido ao excesso de confiança que havia dispensando aos mesmos, e que o papel do sindicado não é distribuir cestas básicas para quem não é associado, e reafirma que nunca comungou com a idealização do contexto desse jornal que está voltada para a   política partidária. Em seguida o Srº. Francisco apresentou através de slides, um demonstrativo financeiro de apenas um mês desse exercício e a foto da verdadeira Escola Santa Rita.

 

O vereador Cabo Maurício, relatou que já está entrando na justiça contra a Diretoria do SINEP, devido a divulgação da foto de um dos sobrinhos, que segundo ele, o mesmo não se encontra em situação de risco e por ter divulgado uma imagem sem a autorização dos familiares. 

 

Fonte: Administração do site (Markleilton)


DATA 26-03-2012

 

Governo lança programa para implementar política de educação no campo

 

ACS-MEC (Brasília) - Com o objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançaram nesta terça-feira, 20, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo).

O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.

Mais de três milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo). O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos.

O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.

Professores – A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para professores do campo e de escolas quilombolas. Além disso, o Pronacampo apoiará a oferta de formação inicial, continuada e pós-graduação para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica do campo.

Para reforçar a formação de professores, serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) expandirá 200 polos para atender os professores do campo e serão destinados recursos de apoio à manutenção dos polos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Adultos – Para desenvolver a educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, o governo federal pretende expandir a oferta de cursos voltados ao desenvolvimento do campo nos institutos federais. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.

O quarto eixo do Pronacampo trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas. Até 2014, o programa apoiará a construção de três mil escolas, obras de infraestrutura e a aquisição de oito  mil ônibus escolares.

Além da estrutura física, o Pronacampo promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo e quilombolas. Também está prevista a instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014.

 

Fonte: FNDE

DATA 23-03-2012

Encerramento das Negociações Salariais 

Hoje pelo período da tarde estivemos reunidos juntamente com o Comitê de Valorização, SINSEP, SEMEC e Prefeito Paulinho, onde propomos o percentual de 15% de aumento para todos os funcionários da Educação; O comitê propôs 15% para todo o administrativo da PMP; O Presidente do SINSEP, Sr. Francisco Barros, propôs 25% para todos os funcionários público da rede Municipal. Os dados financeiros foram apresentados pela Secretária de Administração e Finanças Srª. Graça Quadros, que se mostrou muito preocupada com a receita corrente líquida da PMP, pois a Rede Celpa deixará de repassar seus impostos, por está respondendo processo judicial; Em seguida o Superintendente financeiro da SEMEC Sr. Joaes, apresentou os dados financeiros da Secretaria de Educação para todos os presentes, e logo após as duiscusões afloraram, as pessoas se levantaram dos seus assentos, o Comitê e o Conselho do FUNDEB reformularam suas propostas, porém não estava havendo acordo, devido estarmos em menor número de pessoas. A Dr. Mozimeire levantou a bandeira da Educação juntamente com o Conselho do FUNDEB, onde argumentaram sobre à valorização de todos os funcionários, inclusive os coordenadores da SEMEC, argumentou-se também sobre o déficit de mais de 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) no custeio das obras e serviços que já está sendo praticado nesse exercício.

Continuamos sem entrar em acordo com o Comitê e Prefeito, todos reformularam suas propostas e o Conselho do FUNDEB recuou com os percentuais devido  o ganho do terço de férias em cima de 45 (quarenta e cinco) dias sobre os vencimentos dos professores efetivos, também a viabilização de 2.700 horas a apartir do mês de abril, para os gestores e ou coordenadores das Escolas do Campo, exposto pela Dr. Mozimeire, que além de prezar pela a valorização dos profissionais de Educação, preza também pela a qualidade da Educação do Município de Paragominas...

O Conselho do FUNDEB e Secretária de Educação, por consideração e respeito aos profissionais da Educação, estarão divulgando os percentuias do aumento pessoalmente  nas Escolas Nunicipais na próxima semana.

PTE.

Markleilton


DATA 23-03-2012

Negociações Salariais

Hoje pela manhã seguiu-se as negociações salariais entre Conselho do FUNDEB, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Secretaria Municipal de Educação. Os conselheiros analisaram novamente todos os dados financeiros apresentados pela SEMEC...  Realizou-se vários debates entre os presentes, que se posicionaram de forma técnica e responsável nas tomadas de decisões. Porém o Conselho do Fundeb formulou uma proposta de 15% para o aumento dos Professores e Administrativos da Educação, baseando-se em todos os estudos realizados, tendo conhecimento do déficit de mais de 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) no custeio das obras e serviços que já está sendo praticado nesse exercício. Este 15% para os professores representa 68,02 no montante estimado de R$ 63.605,207,11; e para o administrativo representa mais de 18% desse mesmo montante.

A reunião terá continuidade hoje a partir das 14:00 no gabinete do Prefeito, juntamente com o Comitê de Valorização, SINSEP, SEMEC e Prefeito desta municipalidade, onde estaremos defendendo o percentual de 15% de aumento para todos os funcionários da Educação. 


DATA 22-03-2012

Negociações Salariais

Hoje o Conselho do FUNDEB, esteve reunido pela quarta vez, durante todo o dia na SEMEC, para tratar de assuntos referentes ao reajuste salarial para os professores e administrativos da rede Pública Municipal de Educação, estiveram somando conosco a Secretária de Educação, Dr. Mozimeire; a Secretária de Administração e Finanças, Srª. Graças Quadros; O Presidente do SINSEP, Srº. Francisco Barros; o Seperintendente Administrativo da SEMEC, Srº. Walmir; O professor Silvio Presidente do PCR (Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais da Educação).

A reunião foi muito produtiva, pois além de visualizarmos os dados financeiros apresentados pelo Superintendente financeiro da SEMEC e também conselheiro do FUNDEB, Srº. Joaes da Silva, pudemos realizar juntos, um estudo mais detalhado da folha de pagamento dos 40% e dos 60%, levando em consideração a inserção de uma nova realidade a paritr das progressões, titularidades, licenças e edital do Concurso Público; também analizamos os contratos de custeio, que estão em virgência neste exercício.

A Secretária de Educação Dr. Mozimeire, declarou que neste ano estará pagando o terço de férias em cima de 45 (quarenta e cinco) dias sobre os vencimentos dos professores efetivos, também está viabilizando 2.700 horas a apartir do mês de abril, para os gestores e ou coordenadores das Escolas do Campo, objetivando um melhor alcance dos trabalhos administrativos com as mesmas.

Depois da análise dos dados financeiros e de vários debates entre os conselheiros e gestão, os mesmos ainda não puderam sugerir um percentual para o aumento salarial para os servidores da Educação, pois todos os envolvidos nesse processo não estão preocupados somente com o salário dos servidores, como também, com a qualidade da Educação e toda a sua infra-estrutura. Portanto, amanhã estaremos reunidos durante todo o dia com o objetivo de analizar novamente todos os números, onde trataremos de um reajuste possível e com responsabilidade.     

 PTE. Markleilton


DATA 21-03-2012

 

Negociações Salariais

 

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, estará discutindo o reajuste salarial, no dia 22/03, com objetivo de propor um percentual superior a do piso nacional para os Professores da Rede Pública Municipal de Paragominas.


 

DATA 21-03-2012

Ontem pela manhã os conselheiros Srº. Joel Matos Alves, responsável pelo acompanhamento das obras e o Srº. Markleilton Ferreira da Silva, estiveram visitanto à EMEF Roberto Fernandes, juntamente com os engelheiros da SEMINFRA, com o objetivo de acompanhar o término da construção do bloco administrativo da referida Escola. Na ocasião observou-se que a obra está dentro dos padrões de qualidade, com salas de coordenação, direção, biblioteca, sala de vídeo, sala dos professores e outros espaços que contempla as necessidades administrativas da mesma.


DATA 20-03-2012

 

Hoje o Presidente do FUNDEB, participou de uma reunião extraordinária com o Comitê de Valorização dos Servidores Públicos Municipal, onde foi discutida a proposta do percentual para aumento salarial dos funcionários administrativos, comissionados e médicos da Rede Pública Municipal. No entanto os membros do Comitê de Valorização aprovaram uma proposta de aumento de 15% para as categorias mencionadas; O Presidente do SINSEP, Srº. Francisco Barros relatou que a proposta do Sindicato será de 25%, de forma línea para todos os funcionários públicos; O Presidente do FUNDEB, Sr. Markleilton mencionou que a proposta do Conselho ainda está em processo de construção e deverá ser decidida na próxima reunião ordinária do FUNDEB.

 


DATA 19-03-2012

Terceira edição da Olimpíada abre inscrições hoje

 

 

 

 

Estudantes do fundamental e médio vão concorrer a prêmios, redigindo textos sobre o lugar onde vivem (Foto: Wanderley Pessoa) As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro começam em 19 de março e vão até 25 de maio. O lançamento oficial será na próxima segunda-feira, 19, em São Paulo, na sede da Fundação Itaú Social, parceira do Ministério da Educação na promoção do concurso.

Durante a olimpíada, estudantes de escolas públicas da educação básica e seus professores de língua portuguesa vão trabalhar textos de quatro gêneros literários, todos sobre o tema O lugar onde vivo. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano, textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

As inscrições serão feitas na página eletrônica Comunidade Virtual, criada para a Olimpíada de Língua Portuguesa, e que estará disponível na internet na segunda-feira, 19. O processo tem duas etapas: a primeira é a adesão das secretarias de educação dos 26 estados e do Distrito Federal e dos 5.565 municípios. A segunda é a inscrição da escola. São objetivos da olimpíada estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública.

No país – Além do lançamento nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em 19 de março, em São Paulo, os organizadores programaram um calendário de lançamentos regionais entre 30 de março e 24 de abril. Dia 30 de março, em Goiânia; 3 de abril, Curitiba; 10 de abril, Belo Horizonte; 13, Fortaleza; 18, Salvador, e 24, Belém.

Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e por último em âmbito nacional. A premiação – medalhas, obras literárias, microcomputadores, aparelhos de som portáteis, entre outros itens –, é para o aluno e o seu professor. No final do concurso, os promotores da olimpíada entregam prêmios a 20 estudantes e 20 professores, mas nas fases intermediárias também há prêmios para alunos, docentes e escolas.

Trajetória – Em 2008, a Olimpíada da Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de alunos em todo o país.

Na segunda edição, em 2010, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, de 60,1 mil escolas públicas e de 239,4 mil professores.

Ionice Lorenzoni

 

Palavras-chave: educação básica, Olimpíada de Língua Portuguesa

 

 

DATA 14-03-2012

Negociações Salariais

 

Hoje o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, estará discutindo o reajuste salarial,em reunião extra-ordinária, com objetivo de propor um percentual superior a do piso nacional para os Professores da Rede Pública Municipal de Paragominas.

 

DATA 13-03-2012

 

A Comissão Interinstitucional Pro-Sistema de Educação de Paragominas (SMEP) e do Conselho Municipal de Educação de Paragominas (CMEP), na qual o Conselho do FUNDEB está representado pelo seu Presidente Sr. Markleilton, estiveram reunidos na manhã de ontem com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, que tem como Presidente o Vereador Jurandir, o mesmo fez a abertura oficial da reunião saldando a todos e  afirmando que a Câmara de Vereadores de Paragominas vem dando a sua contribuição, aprovando Projetos que têm grande relevância social para os Paragominenses, e este em discursão é um dos Projetos mais importante para toda a sociedade; Na oportunidade o presidente da Comissão Interinstitucional relatou sobre a importância do SMEP e do CMEP para a Educação de Paragominas; No entanto os vereadores presentes ouviram todos os membros da Comissão Interinstitucional, com objetivos de entenderem melhor o Projeto. O Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Edinho, ponderou que a Comissão de Educação da Câmara e todos os vereadores precisarão de um tempo para analisar, questionar, propor emendas, consultar o jurídico da Câmara, como também os membros da Comissão Interinstitucional. Por tanto não há uma previsão para a aprovação do Projeto de Lei da criação do SMEP e do CMEP.

 

DATA 12-03-2012

A reunião extra-orinária que estava prevista para o dia 09/03, às 14:00h, com objetivo de discutir o reajuste salarial, não foi realizada, devido o não comparecimento da maioria dos conselheiros. Haja vista que precisam estar presentes ao menos seis (6) conselheiros para a oficialização das reuniões ordinárias e extra-ordinárias. ( regimento interno) 


DATA 08-03-2012

Negociações Salariais

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, estará discutindo o reajuste salarial, no dia 09/03, com objetivo de propor um percentual superior a do piso nacional para os Professores da Rede Pública Municipal de Paragominas.


DATA 07-03-2012

 

“A valorização do professor começa pelo piso”, diz Mercadante

 

 

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, valorizar os professores brasileiros é meta fundamental para o País. Desde que assumiu o comando do ministério, ele anunciou a distribuição de tablets para os docentes do ensino médio, programas de formação, bolsas de estudo. Mas admite que cumprir o piso salarial do magistério deve ser a primeira medida de Estados e municípios para valorizar esse profissional.

 

Em entrevista ao iG, Mercadante afirmou que essa não é uma tarefa fácil e que há um limite de contribuição do ministério nesse sentido. “Temos outras responsabilidades a cumprir no apoio às prefeituras”, lembra. Garantir recursos do pré-sal para a educação, na opinião dele, pode ser uma boa solução para auxiliar os gestores municipais e estaduais a garantir melhores salários aos educadores.

fonte: Último segundo / Educação.

 

DATA 07-03-2012

Os Diretores, Coordenadores e Professores das Escolas do Campo do Município de Paragominas, estão reorganizando a Proposta Pedagógica Curricular para essas Escolas, levando em consideração às especificidades de cada localidade. As mesmas estão reunidas no período de 05 a 09/03, no auditório do prédio de Assistencia Social, contanto com o apoio da formadora Ana Tuvery de Belém, que está orientando todo o passo a passo com esses profissionais da Educação.

DATA 05-03-2012

 

Vinculação do piso dos professores à inflação é incabível

 

Secretarias precisam investir diretamente e melhor os 25% de seus orçamentos em Educação

Não deveria nem haver discussão. O piso nacional para professores deveria ser aplicado pelos governadores e prefeitos e a proposta, de alguns desses políticos, de que o aumento do piso seguisse somente a inflação, deve ser encarada como um desrespeito não só com alunos e professores, mas contra toda a sociedade brasileira

A lei determina que o piso salarial dos professores siga o aumento que teve o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que é, desde 2007, o fundo que financia a Educação Básica no Brasil. Acontece que, por vários motivos, entre eles a diminuição do número de alunos matriculados em escolas públicas, o Fundeb aumentou mais de 22%. Já a inflação do período foi próxima a 6%.

fonte: Último segundo / Educação.

 

DATA 02-03-2012

Os Conselheiros do FUNDEB, reuniram-se ordinariamente no dia 29 de fevereiro de 2012, onde trataram sobre às responsabilidades dos Conselheiros, respeitando o regimento interno; Dos Conselheiros presentes, dois fizeram suas devolutivas sobre as visitas realizadas nas escolas que estão passando por reformas e acompnhamento dos patrimônios adquiridos com recursos do FUNDEB; O presidente colocou em votação às reafirmações das responsabilidades, ponderando o respeito mútuo e as hierarquias de cada um, inclusive o da presidência, e a maioria votaram a favor, sendo que dois não foram favoráveis; O presidente fez as devolutivas sobre os pareceres no SiGPC do PNATE, FUNDEB e de reuniões com coordenação e professores do modular - zona rual; Discutiu-se também sobre o percentual que será apresentado nas negociações salariais, que acontecerão ainda neste mês e sobre o remanejamento dos Tècnicos em Educação lotados na SEMEC, remunerados com recursos do FME para os recursos do FUNDEB. 


DATA 01-03-2012

Acompanhe os repasses de recursos do FUNDEB mês a mês, acessando o sub-menu exercício 2012.


DATA 29-02-2012

 

Municípios pedem mais verba federal

 

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou que o aumento de 22% terá um impacto de R$ 1,6 bilhão nas contas das prefeituras. A estimativa, que leva em conta informações referentes a 2.039 cidades, foi feita a partir da diferença entre as médias salariais pagas hoje a professores das redes municipais e o piso de R$ 1.451 para 2012 fixado pelo MEC.

 

A entidade cobra uma maior participação da União no custeio do pagamento dos salários dos professores. A Lei do Piso prevê que, nos casos em que o município não possa bancar o valor, a União repassará recursos complementares. Mas, desde que a legislação está em vigor, nenhuma prefeitura ou governo estadual cumpriu os pré-requisitos necessários – como a comprovação de incapacidade financeira – para obter a complementação.

FONTE: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mec-piso-para-professor-em-2012-e-de-r-1451/n1597654939935.html


DATA 28-02-2012

O Conselho do FUNDEB, através de seu Presidente Sr. Markleilton, Divulga hoje à organização das responsabilidades de todos os conselheiros que lhes foram atribuídas em comum acordo conforme reunião ordinária do dia 27 de janeiro. vale ressaltar que este conselho está empenhado no acompanhamento e controle social da aplicabilidade dos recursos do FUNDEB.

 

ORGANOGRAMA DE RESPONSABILIDADE DOS CONSELHEIROS DO FUNDEB

MEMBROS

FUNÇÃO

ELIZEU  & JOAES

FOLHA DOS 60º% e OES 60%

NÁDSON & JOAES

FOLHA DOS 40% , OES 40%,

JOEL & LUZIÁRIO

OBRAS E TRANSPORTE ESCOLAR RURAL

ANAILZA & ANTONIO

TRANSPORTE ESCOLAR URBANO

Mª IRONEIDE & JOAES

FOLHA DOS 40% e 60%

PATRÍCIA & REGINALDO

LICITAÇÕES, CONSUMOS e PATRIMÔNIO

MARKLEILTON

ACOMPANHAR TODAS AS FUNÇÕES JUNTO COM OS CONSELHEIROS DO FUNDEB

 

                                                                                 

DATA 27-02-2012

O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 22,22%, conforme determina o artigo 5º da Lei 11.738, de 16 de junho de 2008, aprovada pelo Congresso Nacional. O novo valor será de R$ 1.451,00. O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece o artigo 60, inciso III, alínea “e” do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.451,00.

fonte - MEC

DATA 13-02-2012

Comunico aos senhores(as) visitantes deste site, que o mesmo estará passando por manutenção nos dias 13 / 14 / 15 / 16  e 17-02-2012. 

Desde já agradecemos pela compreensão.

PTE. Markleilton


DATA 10-02-2012

Neste ultimo dia de visita dos Conselheiros do FUNDEB na Secretaria Municipal de Administração e Financias do mês de fevereiro. O Sr. Jhonatas- diretor do almoxarifado da SEMEC; Srª. Ivete - coordenadora de contas de energia, água e telefone da PMP; Srª. Graça Quadros - Secretária de Financias, Sr. Manoel - Secretário de obras (SEMINFRA); e o Sr. Túlio - Seperintendente Administrativo da SEMEC, estiveram presentes para prestarem esclarecimentos sobre as dúvidas dos conselheiros com relação às pastas analizadas do fechamento das contas do FUNDEB, e todos contribuiram significativamente para os trabalhos de acompanhamento e controle social dos conselheiros. 


DATA 09-02-2012

Hoje os conselheiros do fundeb, estiveram reunidos com o Superintendente Administrativo da SEMEC, Sr. Túlio, e dois Engenheiros da SEMINFRA ( Secretaria Municipal de Infraestrutura), Sr. Jorge e Hélio. Os mesmos deram informações importantíssima sobre o processo de licitação, boletins de medições, T.A. de valores, T.A. de prazo e de fiscalização das obras demandadas da SEMEC, ou seja, construção, ampliação e reformas das Escolas da rede Municipal de Ensino. Na ocasião os mesmos esclareceram as principais dúvidas dos conselheiros, sobre as obras que estão sob as suas responsabilidades. E quando foram questionados a respeito da construção da Escola Francisco Brasilino, os mesmos falaram que esta, está na responsabilidade do Sr. Manoel, Secretário da SEMINFRA, pois os mesmos não acompanham o andamento dessa determinda obra.


DATA 07-02-2012

Os conselheiros do fundeb estão em visita à secretaria Municipal de Administração e Finanças, analisando as despesas do ultimo quadrimestre do exercício 2011, praticadas com recursos do FUNDEB. Na oportunidade reuniram-se , com a Secretária Srª. Graça Quadros, que nos recebeu muito bem, e colocou uma funcionária à disposição dos Conselheiros, para caminhar no passo a passo dos análises das contas. 

DATA 06-02-2012

A partir do segundo semestre deste ano, professores da rede de ensino pública do Brasil vão receber cerca de 600 mil tablets. A ação deve atingir 62.230 escolas de todo o país. O investimento aplicado para que isso seja feito gira em torno de 150 a 180 milhões de reais e já está em trâmites desde dezembro de 2011, quando o governo manifestou o interesse em adquirir 900 mil tablets de fabricação nacional, com telas entre 7 e 10 polegadas.

O governo pagará quase R$ 300 pelo tablet de 7 polegadas e aproximadamente R$ 470, pelo de 10 polegadas. O que significa menos da metade do preço, já que um tablete de 7 polegadas sairia por R$ 800 em valor normal.

 


DATA 03-02-2012

Ontem uma professora foi assaltada depois de ter realizado um saque no valor acima de R$ 5.000,00 reais, na agencia do Banco do Brasil de Paragominas. Um golpe já conhecido como a saidinha de banco. Por tanto, fiquem atentos quando forem retirar uma quantia elevada para não passar por este tipo de assalto.


DATA 02-02-2012

REUNIÃO DO CONSELHO DO FUNDEB COM OS PREFEITOS ADNAN E PAULINHO E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, DR. MOZIMEIRE.

                       FUNDEF, CONCURSO PÚBLICO, FUNDEB 

Ontem às 12:00h, realizou-se uma reunião extraordinária do Conselho do FUNDEB com a presença dos dois prefeitos e Secretária de Educação de Paragominas, na ocasião o Dr. Adnan esclareceu que os recursos do antigo FUNDEF, mais de R$ 25.000.000,00 ainda está em processo judicial, porém a causa está praticamente “ganha”, e poderá sair até exercício 2013 em outra gestão, no entanto a prioridade é liquidar as dívidas daqueles anos, porém o mesmo afirmou que ele ou outro prefeito irá precisar de pareceres de orientação do TCM e TCU (Tribunais de Contas dos Municípios e da União), e também do Conselho do FUNDEB, para a aplicabilidade desses recursos. Na oportunidade o conselheiro Nadson, sugeriu investimentos em formação continuada para os professores da rede municipal, e também foi comentado por todos sobre a possibilidade do abono para os professores utilizando esse recurso, porém surgiram várias dúvidas que terão que ser sanadas pelos órgãos competentes sobre:

 

Quem receberá abono? Professores que lecionavam nos anos de vigência do FUNDEF? Todos os profissionais da Educação? Irá contabilizar para a impactação em folha (lei de responsabilidade fiscal)? São indagações que ainda não temos respostas. 

O prefeito também falou que neste mês estará saindo o edital do Concurso Público de Paragominas. 

Sobre o fechamento das contas dos recursos do FUNDEB exercício 2011, o Dr. Adnan, afirmou que está cumprindo a lei de responsabilidade fiscal, esclareceu que, o acordo nas negociações salariais, ocorrido no mês de março de 2011, previa o cumprimento de até 67% do FUNDEB, porém com o fechamento do total global da folha de todas as secretarias inclusive com os dois abonos para os profissionais da educação, ficou no limite da lei de responsabilidade fiscal, alcançando 65%. Portanto afirmou que os recursos que não foram aplicados em folha, foram investidos em compras de 08 (oito ônibus) para o transporte escolar.

 

DATA 01-02-2012

A partir de hoje a Conselheira Patricia Torres, estará assumindo à função de secretária oficial do fundeb, atuando em sala exclusiva disponibilizado na Secretaria Municipal de Educação, a mesma também estará atualizando esse site diariamente, pois o mesmo ainda está em fase de contrução, por isso é importante a participação de todos os visitantes deste, para a melhoria do mesmo.


DATA 31-01-2012

As negociações salariais deverão ocorrer entre os meses de fevereiro e março deste ano, juntamente com o Comitê de Valorização dos Servidores, SINSEP, CACS FUNDEB e Governo, porém ainda estamos a analisar o fechamento das contas dos recursos do fundebdo exercício de 2011.


DATA 31-01-2012

O Conselheiro do fundeb. Sr. Joel Matos, responsável pelo acompanhamento social de obras e transporte escolar da zona rural, juntamente com PTE. Sr. Markleitlon, esteve visitando as Escolas que se encontram em reformas, no ultimo dia 30 desse mês. O mesmo constatou que a maioria das obras das Escolas da zona urbana, seguem em ritmo acelerado, porém algumas delas deverão seguir durante todo o ano letivo. 


DATA 27-01-2012

Hoje realizou-se a primeira reunião, exercício 2012 do Conselho do FUNDEB, onde foi tratado vários assuntos, um dos principais foi a distribuição de responsabilidades para cada um dos conselheiros e outro também importantíssimo foi a criação da agenda comum das reuniões do Conselho do FUNDEB, que será disponibilizado neste site nos próximos dias.


DATA 26-01-2012

PROJETOR MULTIMÍDIA

Os Coordenadores de Informática Educativa da SEMEC, Valdenísio Melo e Markleilton Silva, estão fazendo apresentações desse novo recurso tecnológico nas reuniões administrativas e pedagógicas com professores da Educação do Campo e Indígena, e possivelmente estarão apresentando este recurso para todas as Escolas da zona urbana da Rede Pública Municipal de Paragominas. Estas ações se dá, devido a PMP, através da SEMEC, terem adquiridos com recursos do fundeb, 88 projetores multimídia para serem distribuidos nas Escolas da rede, com o objetivo de tornar as ações das Escolas mais dinâmica, atraente e produtivas.


O projetor multimídia, é um  PC Educacional, um computador que possui  dispositivos para projeção, áudio e comunicação sem fo completamente integrados. Foi desenvolvido para ser utilizado por professores em sala de aula com um método muito prático: basta ligar e, rapidamente, projetar flmes, slides ou qualquer conteúdo que ajude a ilustrar a aula. Inclui projeção por módulo óptico de alto desempenho e um design amigável que facilita a sua utilização. Tudo que você precisa,e nada mais.

www.diebold.com.br

DATA  25-01-2012

ASSALTO A PROFESSORES


As aulas mal começaram, e os professores que lecionam na EMEF Comunitária do Uraim, localizada na colonia do uraim, estão correndo risco de morte. Ontem por volta das 22:30h. o professor Said, sofreu uma tentativa de assalto, quando trafegava na estrada da colonia. Os maus elementos atiraram um pedaço de madeira na frente de sua motocicleta, onde veio a cair e fraturar duas costelas e uma clavícula. para a sua sorte um veículo aproximou-se do local e os bandidos fugiram deixando a moto, neste momento os cidadões de bem prestaram socorro ao professor, levando-o para o Hospital Municipal.

Hoje por volta das 21:00h. outro professor conhecido como Sebastião, foi assaltado por outros elementos ou talvez sejam o mesmo da ação anterior, que ao abordarem o professor com uma arma, apontando para a sua cabeça, ainda dentro das mediações da comunidade da Colonia do Uraim, renderam-lhe e levaram todos os seus pertences, inclusive uma moto, mas graças a Deus que o pior não aconteceu.

Diante desses fatos os professores pedem mais segurança, para poderem dar continuidade aos trabalhos educacionais que desenvolvem na Comunidade.


DATA, 24-01-2012

ENTREVISTA  COM  FERNANDO DA COSTA BARBOSA

COORDENADOR DO PROJETO MODULAR DE ENSINO DA SEMEC

Repórter: Como funciona o Sistema Modular de Ensino de Paragominas?

Fernando: Funciona de forma organizada para atender os alunos de 5ª a 8ª série da rede Pública Municipal de Ensino da Educação do Campo. O Sistema Modular consiste em trabalhar as disciplinas através de blocos de unidades, onde, em vinte dias letivos, o professor fecha a carga horária necessária para 1ª e 2ª unidade do primeiro semestre da sua disciplina. No segundo semestre este professor retorna para fechar o ano letivo com os conteúdos de 3ª e 4ª unidade.

Repórter:  Houve alguma mudança na estruturação do Sistema Modular de Ensino com relação ao ano letivo de 2011?

Fernando: Sim, em 2011 eram organizada as turmas de forma multisseriadas, ou seja mais de uma série dentro da mesma sala de aula, em um único turno de trabalho, com apenas um professor. Este ano avançamos significativamente, pois não temos estes aglomerados de séries  em uma mesma turma. O professor trabalhará apenas com uma série em cada turno.

Repórter: Para fazer essa mudança a SEMEC está pensando nas estruturações das Escolas? E o quantitativo de professores continuou como estava ou aumentou?

Fernando: A SEMEC está trabalhando na ampliação das Escolas desde o ano passado, já foram elaborados os projetos que estão em processo de licitação. Porém não podemos esperar a ampliação das mesmas para iniciarmos o ano letivo. Vamos começar o ano utilizando alguns espaços alternativos nas proximidades das Escolas, tais como: igrejas, associações de moradores, casas de comunitários etc. até o término da ampliação de todas Elas. Em relação ao quantitativo de professores, saltamos de 36 para 63, todos com formação específica na disciplina do currículo escolar.

Repórter: nos esclareça o por que dessa mudança? Foi alguma recomendação do MEC?

Fernando: O motivo principal é a melhoria da qualidade da educação, uma vez que o professor tem toda a sua atenção voltada para uma série específica, ele tem condições de desenvolver um trabalho de qualidade. Outro fato importante, é que definitivamente estamos nos adequando às recomendações do MEC e do Conselho Estadual de Educação do Pará.